FAQ

Tudo o que você queria saber sobre o Primeiro Filme, mas tinha medo de perguntar:

  • Como posso participar do Projeto Primeiro Filme?
    A melhor maneira é através da sua escola. O projeto distribui ferramentas de apoio didático (livros e DVD) para professores e alunos da rede de ensino médio. Procure estes materiais na biblioteca e verifique se algum dos seus professores já participou dos cursos de capacitação promovidos pelo projeto. Estão previstas três capacitações no segundo semestre de 2012. Se a sua escola ainda não participa do projeto, e nenhum de seus professores fez o curso, indique o nosso site – www. primeirofilme.com.br – para que a diretoria da escola tome conhecimento.
  • Tem que pagar alguma coisa para participar?
    Não. Este projeto educacional é financiado pelo Banco Santander e realizado pelo Santander Cultural, em parceria com a Prana Filmes. Você só vai gastar algum dinheiro na produção do seu filme.
  • Como faço para inscrever meu filme no concurso do Projeto Primeiro Filme?
    A partir de 01 de abril de 2015 as instruções e o regulamento estarão no site.
  • O que devo fazer se quiser usar no filme uma música conhecida, de que gosto muito? Ou se quiser adaptar um conto?
    É melhor trabalhar com música original. Se usar alguma música de um CD, ou baixada da internet, você terá que negociar os vários direitos que incidem sobre a música. Quanto às adaptações da literatura, é preciso a anuência do escritor. Contudo, se ele morreu há mais de 70 anos , não há mais direito autoral, pois a obra é de domínio público. O mesmo vale para a música.
  • Como é o mercado do audiovisual no Brasil?
    Está crescendo, como no mundo todo. A recente aprovação da nova lei da TV por assinatura cm certeza levará a uma demanda ainda maior do produto nacional.