O Projeto

O projeto “Primeiro Filme” tem como objetivo principal criar materiais didáticos, estruturas e ferramentas de apoio ao ensino de cinema nas escolas de nível médio (primeira, segunda e terceira séries) e é composto por objetivos específicos, que se apresentam através de três plataformas de ensino:

  • O Livro
    Livro didático sobre a linguagem e a técnica do cinema
  • O DVD
    DVD de apoio ao livro citado acima, com exemplos, exercícios e propostas de atividades práticas
  • O Site
    Site interativo de apoio aos estudantes de cinema que utilizam o livro e o DVD em sala de aula.

Justificativa

O ensino de artes das escolas brasileiras está previsto em nossa legislação. As experiências na área do cinema, cada vez mais comuns, têm sido muito positivas, parte pelo entusiasmo que a linguagem audiovisual desperta nas crianças e nos adolescentes, parte pela crescente facilidade que as novas tecnologias digitais (câmeras e computadores com softwares de edição) proporcionam. Este projeto pretende intensificar o ensino de cinema nas salas de aula, que pode acontecer de forma integrada com outras disciplinas (em especial Literatura, Português, Inglês, Física e História), mas que demanda capacidades específicas. Através da criação de ferramentas didáticas inovadoras e inéditas em nosso País, este projeto pode contribuir decisivamente para uma melhor compreensão da teoria e da práxis do cinema, formando cidadãos mais conscientes e melhor preparados para decodificar e interpretar os conteúdos audiovisuais, hoje quase onipresentes em todo o mundo.

Fases do Projeto

FASE 1 - Criação e produção das três plataformas de ensino – livro, DVD e hotsite. De dezembro de 2011 a julho de 2012;
FASE 2 - Distribuição gratuita de 7 mil livros e 3 mil DVDs na rede de educação pública. Gerenciamento do hotsite, com acesso universal e gratuito. Capacitação de professores da rede pública municipal. De agosto a dezembro de 2012.

Depoimento dos professores da rede pública

“Agradeço por essa maravilhosa oportunidade de agregar assuntos tão importantes e que possam contribuir com o meu trabalho e o aprendizado dos alunos e de todos nós. Todos que fazem parte dessa iniciativa estão de parabéns.” (Rosemari Oliveira Rodrigues, EMEF Otávio de Souza)

“Obrigado por essa oportunidade que a Prana Filmes forneceu para nós professores. Os alunos estão com muita expectativa para realizarem o Primeiro Filme.” (Prof. Márcio Kinzeski, Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva)

“Antes de mais nada, agradecer, agradecer, agradecer!
Se eu já admirava o Gerbase e a Luciana por sua produção cultural, fiquei definitivamente fã ao perceber (e receber!) sua generosidade e atitude de compartilhar, de construir juntos, de acreditar na gente! É, porque senti que a crença vai além dos alunos e alunas, mas passa por nós, professores/as, de uma maneira verdadeira e tão simples.
Agradeço também ao Santander e a Prana pelo trabalho da ação educativa, que entende nossa dificuldade de transporte e proporciona todas as oportunidades para o desenvolvimento cultural de nossos alunos e alunas e o nosso! Valeu!”
(Prof. Melissa Mayer Ferraz, Escola Municipal de Ensino Básico Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha e EMEF Pepita de Leão)